adm02

Cursos de Especializações

Conhecendo as Rotinas do Contas a Pagar, Contas a Receber e Tesouraria, Incluindo Técnicas de Elaboração de Fluxo de Caixa e Modelos

Objetivo
Qualificar o participante para o total entendimento e capacidade de análise e exploração das estratégias para administrar o contas a pagar, contas a receber e tesouraria. Visando a melhoria dos processos da sua empresa. (Este treinamento será ministrado em laboratório de informática, sendo um computador para cada participante).

Destina-se
a gerentes, supervisores, coordenadores, analistas, assistentes, consultores, enfim, profissionais de empresas de qualquer segmento e instituições financeiras envolvidos na gestão financeira.

Programa:

1. Contabilidade Gerencial
Qual a diferença entre as informações e relatórios da contabilidade financeira e contabilidade gerencial.

2. Funções e atividades da tesouraria
Quais sãos as atribuições do setor de tesouraria dentro da empresa.

3. Principais demonstrações financeiras
Como estão estruturadas as demonstrações que normalmente servem de base para a análise econômico-financeira das empresas (balanço patrimonial e demonstrativo de resultado).

4. Indicadores da situação econômico-financeira da empresa
Quais são os indicadores que normalmente a empresa utiliza para analisar sua saúde econômico-financeira (índices de balanços).

5. Capital de Giro a partir do ciclo operacional e financeiro
Definição do capital de giro da empresa sendo conhecidos o seu ciclo operacional e ciclo financeiro pelo cálculo de prazo médio de estocagem, prazo médio de recebimento de duplicatas e prazo médio de pagamento de fornecedores.

6. Capital de Giro a partir da necessidade de capital de giro e saldo de tesouraria
Utilização da análise dinâmica do capital de giro (modelo Fleuriet) onde são analisados os investimentos e financiamentos operacionais, financeiros e fixos da empresa a fim de se definir se existe capital de giro para cobrir a necessidade identificada no período (planilha).

7. Administração de caixa: modelos práticos
Modelo Miller-Orr de administração do disponível que define limite mínimo e máximo de variação do saldo que a empresa deve manter em caixa (planilha).

8. Fluxo de caixa: gestão e modelos
Como a empresa deve elaborar seu fluxo de caixa, confrontando a movimentação prevista com a realizada (planilha).

9. Administração do contas a pagar
Como a empresa deve fazer o controle de suas contas a pagar e pagas (planilha).

10. Administração do contas a receber
Como a empresa deve fazer o controle de suas contas a receber e recebidas (planilha).

Professora:

Camila Camargo:

Formada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (2003), especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (2004), mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Autora de livros na área financeira, já atuou no setor bancário e atualmente é sócia-gerente da Lócus Pesquisa e professora do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná.

Vagas Limitadas!

Maiores Informações nos telefones:
(41) 3324-5557 e (41) 3233-6669