Objetivo:
Fornecer os principais princípios e instrumentos necessários para atuação profissional do assistente financeiro com o objetivo de melhoria no desempenho de sua função visando atingir os objetivos da empresa na busca contínua de maximização do retorno e minimização dos riscos. O curso oferece, ainda, a teoria aplicada em exemplos práticos possibilitando a conclusão do curso através de novos instrumentos de imediata aplicação para o exercício de suas funções. O treinamento será ministrado em sala especial, com acompanhamento do aluno através de computadores individuais.
Material didático impresso e eletrônico.
Vagas limitadas a 25 participantes.
Destina-se:
(1) profissionais envolvidos na área financeira de empresas ou, (2) para aqueles que pretendem ocupar o cargo de assistente financeiro ou, (3) para aqueles que buscam educação continuada na área financeira.
Programa:
01. O papel da administração financeira: finanças e empresas, a função da administração financeira, objetivo da empresa, instituições e mercados financeiros, tarefas e objetivos do administrador financeiro, principais atividades do administrador financeiro, fundamentos de risco e retorno.
02. Matemática financeira: o papel do valor do dinheiro no tempo, juro simples, juro composto, desconto de duplicatas, formação da taxa de juros, taxa básica de juros (Selic), taxa de juros pré e pós fixada, taxa proporcional e equivalente, taxa efetiva, taxa nominal, taxa real, sério uniforme de pagamentos, tabela SAC e tabela price, aspectos tributários incidentes sobre o rendimento (imposto de renda e IOF), leasing (vantagens e desvantagens), títulos de renda fixa (poupança, CDB, RDB e títulos públicos).
04. Fundamentos de contabilidade: os principais demonstrativos financeiros, balanço patrimonial (BP), demonstrativo de resultado do exercício (DRE). Como apurar os impostos em empresas enquadradas no regime de tributação real, presumido e simples nacional para provisionamento no contas a pagar.
05. Tesouraria: Fluxo de caixa (contas a pagar e receber); Capital de giro (ciclo operacional e ciclo financeiro). Captação de recursos (conta garantida, desconto de duplicatas, factoring, BNDES, Vendor, ACC, ACE.). Aplicação de recursos (capital de giro, ativos fixos e mercado financeiro). Crédito (classificação de risco, garantias pessoais e reais, processo para análise de crédito, credit score e cobrança).
Professora:
Andréia Ribeiro da Luz
Administradora, especialista em marketing e mestranda em administração pela Universidade Positivo. É professora Universitária desde 2005. Atuou em empresas do setor da construção civil na implantação de softwares de gestão integrado com foco nos módulos de orçamento, estoque e financeiro. Atualmente é sócia-gerente da Girré Assessoria Comercial e Mercadológica atuando com elaboração de projetos de viabilidade econômico-financeira e professora de finanças da Escola de Negócios da Universidade Positivo.
Maiores Informações nos telefones:
(41) 3324-5557 e (41) 3233-6669





